NGConversor - Alterdata - Contábil

De Base de Conhecimento Mastermaq
Ir para: navegação, pesquisa

Detalhes [esconder]

Criado por: Brunag

Criado em: 27.01.2012

Revisado por: Brunag, Stellaa, Flaviab, Vanessam

Atualizado em: 07.01.2014

Status: revisar urgente

Visitas: 776

Observadores: 1

Tabela de conteúdo

Tutorial de Conversão de Dados do Sistema de Contabilidade Alterdata (WCont)

Considerações Importantes:

  • O Conversor de dados deverá ser executado somente pelo CAT (representante Mastermaq)
  • A conversão de dados não indica que o sistema estará 100% apto para início do trabalho, é necessário seguir os passos de conclusão de preenchimento dos dados faltantes.
  • Lembre-se:
Antes de qualquer procedimento que envolva manuseio de banco de dados, é aconselhável efetuar backup completo dos dados.
  • Caso ocorra algum erro durante a conversão, não haverá restauração de backup de forma automática. É necessário fazer esta restauração de forma manual.
    * Antes do início da conversão o sistema cria um backup que fica na pasta \conversao\ com o seguinte nome:19012011161320100118 (data + hora + versão NG).
  • O conversor só funciona no servidor NG e com as seguintes configurações de caminho do SQL:

.\nome_instância
(local)\nome_instância
nome_computador\nome_instância

Não funcionará caso seja informado IP.

  • O log da conversão mostra os dados que precisam ser ajustados para que a conversão ocorra da forma mais completa possível. Portanto, quanto menor for o log, mais completa terá sido a conversão. É de suma importância que estes dados sejam revistos e que haja conferência dos mesmos. Para acessar o log: C:\conversão\log
  • O procedimento ideal sugerido é: Realizar a conversão e se houver logs, corrigir na base de dados de origem, restaurar o banco de dados NG e realizar uma nova conversão.
  • A conversão de dados somente insere dados. Não atualiza dados existentes.
  • Durante qualquer conversão de dados recomendamos que o cliente não faça entrada de dados no NG, pois se ocorrer algum erro na conversão, o backup realizado antes da conversão terá que ser restaurado, perdendo todos os dados alterados no NG até esse ponto.

Matriz e Filial
A conversão de dados de matrizes e filiais será feita de forma separada. Isto porque o sistema alterdata não permite identificar relação entre matrizes e filiais, e permite a existência de dados distintos, exemplo: plano de contas diferentes. No intuito de evitar problemas na unificação de arquivos, os dados serão convertidos como empresas separadas.

Instalador

Clique aqui para fazer o download do instalador.

Como obter os dados?

Atualmente a Alterdata utiliza dois tipos de banco de dados: o NexusDB e o SQL. Será necessário verificar qual é o banco utilizado antes de efetuar a conversão.

Quando se tratar de NexusDB

Esta ferramenta possui driver de conexão somente para a linguagem de programação Delphi. Como na Mastermaq utilizamos outra linguagem de programação, foi necessário desenvolver separadamente um pequeno aplicativo que lê os dados do banco NexusDB e transforma em um banco de dados ACCESS.A partir do banco de dados ACCESS é que a conversão de dados do sistema ALTERDATA para o NG é realizada.
São necessários dois bancos (ou pastas do NexusDB) para realizar a conversão: WPHD e WCont. Além destes, será necessário o arquivo System.mdw, que está presente na instalação do conversor. Ele é usado para conexão com o Access.

Instale o arquivo SetupNGConversor.exe.

Acesse o aplicativo que transformará os dados para ACCESS.: Converte Via Delphi que foi criado na pasta mmqng\exe. Clique na opção “Origem” e escolha dentro da pasta C:\ALTERDAT\DB\WPHD, qualquer arquivo que contenha a extensão .nx1

NGConversor-Alterdata.png



Clique em “abrir”
Clique na opção “destino”, do aplicativo “Converte Via Delphi”. Em seguida, “exportar mdb”
Salve na Raiz “C:” e altere o nome para WPHD.mdb


Em seguida será exibida a mensagem: “Convertido”.

NGConversor-Alterdata2.png

Clique novamente em “origem”, desta vez escolha dentro da pasta C:\ALTERDAT\DB\WCONT, qualquer arquivo que contenha a extensão .nx1
NGConversor-Alterdata3.png

Clique em “abrir”

Clique na opção “destino”, do aplicativo “Converte Via Delphi”. Em seguida, “exportar mdb”Salve na Raiz “C:” e altere o nome para WCONT.mdb
NGConversor-Alterdata3.png

Em seguida será exibida a mensagem: “Convertido”.

NGConversor-Alterdata4.png

Pronto! Agora os arquivos necessários para a conversão dos dados foram criados: WPHD.mdb e WCONT.mdb. Eles devem estar numa mesma pasta que também deve conter o arquivo SYSTEM.mdw (presente na instalação).

O que é Convertido

Cadastro de Empresas Cadastro básico, endereço, contato e alguns parâmetros. Somente as ativas.
Cadastro de Histórico Padrão* Cadastro básico.
Cadastro de Plano de Contas Cadastro básico.
Cadastro de Contador Cadastro básico e alguns parâmetros.
Cadastro de Sócios Cadastro básico, endereço, contato e alguns parâmetros.
Lançamentos Contábeis Dados conforme layout CTBIL.
  • O cadastro de Histórico Padrão no ALTERDATA é Geral, enquanto no NG é específico. Na conversão esse cadastro é copiado para todas as empresas.

Pasta de Conversão

1. Pasta de Conversão

Ao iniciar a conversão é criada uma pasta na unidade C:\ chamada “Conversão”. Nessa pasta são criados:

  • Arquivos de backup do banco de dados NG.
  • Arquivos de LOG de inconsistências da conversão.

Acesse a pasta c:\mmqng\exe e clique no ícone “NGConversor.exe”, conforme figura abaixo.

NGConversor-Alterdata5.png

Será exibida a mensagem abaixo. Clique em avançar.

NGConversor-Alterdata6.png

Em seguida escolha o sistema e o módulo que serão convertidos. Clique em avançar

NGConversor-Alterdata7.png


NGConversor-Alterdata8.png

Informe o caminho em que foram salvos os arquivos WPHD, WCONT e SYSTEM, conforme explicado na parte inicial deste tutorial (clique aqui para rever)
Em seguida, escolha “listar empresas”. O conversor fará uma busca de todas as empresas ativas presentes nos arquivos selecionados. Selecione as empresas que deseja converter ou clique na opção “Selecionar Todas as Empresas”

Clique em avançar
NGConversor-Alterdata9.png

Selecione em seguida os dados que serão convertidos.Clique em “Preencher Tabelas Layout” para que o sistema leia os dados de origem e armazene em memória. Clique em avançar

NGConversor-Alterdata10.png

Em seguida, clique em iniciar conversão:

NGConversor-Alterdata11.png

Será necessário referenciar os grupos do plano de contas. Observe que a coluna “Grupos Origem” mostra os grupos do sistema Alterdata e a coluna “Grupos NG” mostra os grupos do NG. Clique na coluna “Grupos NG” para alterar se necessário.
NGConversor-Alterdata12.png

Os lançamentos não serão convertidos direto no banco.Será gerado na pasta C:\conversão um arquivo CTBIL com a movimentação de cada ano. O nome do arquivo será CTBIL9999_AAAA.TXT, sendo 9999 o código da empresa no sistema alterdata e AAAA o ano do lançamento.O usuário deverá importar arquivo por arquivo. Antes deverá renomear este arquivo deixando no formato CTBIL999.TXT e ainda preencher a aba integração do cadastro da empresa (empresa e filial externa)

Observação: Os lançamentos de apuração do resultado não serão convertidos. Após a importação dos lançamentos o usuário deverá executar o encerramento de cada movimento pela rotina de encerramento do NGContábil.

Reconversão dos dados:
O sistema permitirá converter a empresa novamente. Será feita a validação através do número do CNPJ da empresa. Veja a imagem abaixo:

NGConversor-Alterdata13.png

Se a resposta for positiva, todos os dados de lançamentos serão apagados, bem como históricos, e plano de contas.Caso a resposta seja negativa, a conversão será cancelada.

Quando se tratar de SQL

Acesse a pasta c:\mmqng\exe e clique no ícone “NGConversor.exe”, conforme figura abaixo.

ConversosAlterdataFolha7.png


Acesse a opção do Conversor SQL (banco de dados SQL)

Conversoralterdata070114a.png





Em seguida, insira os dados da instância SQL do banco de dados Alterdata.

Conversoralterdata070114.png




Melhorias no conversor

À medida que o conversor for utilizado serão encontradas, a partir dos parceiros e clientes, novas informações de como obter dados que não estão sendo convertidos. Além disso, certamente surgirão sugestões, principalmente de usabilidade, que também são bem vindas.

Caminho do conversor

Para baixar o conversor clique aqui

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Categorias
Colaboradores
Outros
Ferramentas