NGContábil Manuais - Lançamentos - Lançamento Contábil Simples

De Base de Conhecimento Mastermaq
Ir para: navegação, pesquisa

Detalhes [esconder]

Criado por: Stellaa

Criado em: 13.01.2012

Revisado por: Stellaa

Atualizado em: 24.03.2014

Status: revisar urgente

Visitas: 3457

Observadores: 1

Colaboradores do conteúdo deste artigo: Lucianna Maria Guedes Gontijo ( Coordenadora Pedagógica )


Tabela de conteúdo

Lançamento Contábil Simples

Esta rotina é destinada à inclusão de lançamentos contábeis. Incluir um lançamento contábil é simples. Basta incluir além da Data do lançamento, as contas Débito, Crédito, Histórico e Valor. Diversos recursos contidos nesta tela otimizam todo processo de inclusão de lançamentos.
Barra de Período (Início e Fim) – Determina o período a ser trabalhado. Associado à opção do cadastro da empresa, permite ou não lançamentos contábeis fora do período;
Botão Filtrar – Filtra o período informado;
Cenários/Filial – Permite selecionar os Cenários e/ou Filiais selecionados;

LancamentoContabilSimplesNGcontabil.png

Quadro Contas Contábeis – Explorador

O Explorador é um recurso inovador da NG, presente frequentemente nas rotinas de tela. Presente sobretudo nas rotinas de movimentação. Ele se parece com uma Lista, seu objetivo principal não é o de permitir edição de dados da tabela a ele vinculada, mas sim oferecer informações relevantes desta tabela e usá-la para governar uma Lista que está a ela associada na mesma Tela de Trabalho. Ela governa essa Lista executando um filtro na mesma. Este filtro é exatamente o conteúdo da linha em que o cursor está no Explorador. O exemplo abaixo deixará clara a utilidade do Explorador:

  • Tela de Lançamentos Contábeis: Há um Explorador com contas contábeis e uma Lista com lançamentos contábeis. O Explorador lista os códigos e saldos das contas. Desse modo, oferece uma informação por si só relevante ao usuário. Além disso, com o cursor do Explorador em cima de uma determinada linha, a conta desta linha será usada para filtrar a Lista. Assim, na Lista passarão a ser mostrados apenas os lançamentos que tenham movimentado a referida conta. É como se fosse um balancete, governando um diário, portanto, tem a funcionalidade de um razão, tudo em uma única tela.
  • Os botões da barra de ferramentas de um Explorador são os mesmos já descritos nas orientações de pasta e lista, não contem nesse tipo de componente botões de Navegação nos Registros, Incluir, Cancelar, Salvar e Gráfico.
  • Os filtros do Explorador são idênticos a dois filtros existentes na lista: Filtro rápido e Filtro Avançado. Basta ao usuário aplicar todas as informações como se fosse uma lista sendo operada (próxima versão – em implementação)
  • Os perfis de um Explorador são, também, idênticos aos da lista. O usuário pode montar perfis de lista e perfis de tela através do componente.
  • A impressão de telas pelo recurso OTP é disponibilizado em Exploradores, basta ao usuário clicar no botão de impressão localizado na barra de ferramentas do Explorador que o relatório será gerado.

Barra de Ferramentas

Suprimir valores Zerados – A marcação desta caixa permite que o Explorador suprima (não exiba) contas com valores Zerados, ou seja, Saldo Anterior + Débitos + Créditos + Saldo Atual igual a Zero não será exibido;
Exibir somente o primeiro nível – Barra de rolagem que permite (ao arrastar para direita ou esquerda) exibir apenas níveis das contas no Explorador. Cada deslize diminui ou aumenta a exibição de níveis de contas;
Analíticas – A marcação desta opção permite a exibição automática do último nível das contas do Explorador;
Demonstrar saldo atualizado em tela – Esta opção liga e desliga a atualização dos saldos do Explorador a cada lançamento confirmado. Desmarcada essa opção, o saldo não atualizará a cada gravação, mas, a cada 5 segundos que o sistema ficar inoperante;
Total de Débitos e Créditos – Este quadro demonstra em tempo real o total de Débitos e Créditos de todos os lançamentos encontrados. Demonstra diferenças em tempo real, pois, permite o ajuste imediato do desbalanceamento. Estes valores resultam de todos os lançamentos;

LancamentoContabilSimplesNGcontabil2.png

Quadro Lançamentos – Componente tipo Lista

Este é o Componente de Tela mais utilizado na NG. Ele traz uma lista de registros de algum cadastro ou movimento ou, ainda, mais raramente de outros tipos de fontes de dados. Cada linha é um registro e os campos de cada registro são mostrados em colunas. Caso o espaço seja insuficiente para mostrar todas as linhas e/ou colunas, aparecerão automaticamente as barras de rolagem que permitem acessar os dados não visíveis.

A Lista frequentemente será mais usada para pequenas alterações ou exclusões de registros já lançados anteriormente, bem como, para ter uma visão geral dos dados, pois, mostra vários registros ao mesmo tempo numa só tela e, ainda, permite pesquisa e filtro. Por outro lado, há alguns cadastros tão simples que não se justifica usar a Pasta, sendo a Lista somente para edição de dados.

  • Os registros listados ao qual a Lista se refere não são necessariamente todos aqueles contidos no arquivo: filtros podem ter sido aplicados de maneira a restringir os registros que aparecem na Lista àqueles que satisfazem as condições do filtro.
  • Para mudar a forma como a Lista está ordenada, deve-se clicar duas vezes no título da coluna na qual deseja que seja feita a ordenação. Ao fazer isso, uma segunda vez na mesma coluna, inverte-se o sentido em que essa ordenação está feita (se estava ascendente, se tornará descendente e vice-versa).
  • A maioria das Listas permite que se editem os dados nela apresentados diretamente. Isso é bastante prático para uma grande gama de situações.
  • Ao clicar no meio da Lista, a linha em que se clicou ficará toda iluminada e o campo (coluna) em que se clicou ficará amarelo. Um segundo clique iniciará o modo de edição do campo com o cursor de edição, ele piscará o que indicará que se pode alterar o conteúdo do campo. O <Enter> termina a edição do campo, <Esc> cancelará as edições feitas e o sistema sairá do modo de edição. Ao teclar <Ctrl><Z> as edições feitas serão revertidas, mas, ainda, se permanecerá no modo de edição. Se o campo possuir o recurso de Janela de Pesquisa, haverá o botão indicador no final do campo e este poderá ser ativado (como explicado no item “Pasta”).
  • Na Lista, os botões da barra de ferramentas possuem quase as mesmas funcionalidades que os da Pasta. A grande diferença é ter alguns botões a mais e a não existência dos botões de navegação de registro que só existem nas Pastas (pois nas Listas navega-se diretamente com as setas e PgUp/PgDn ou o mouse). Os botões adicionais existentes na Lista são:
  • Os processos de Incluir, Alterar e Excluir registros são efetuados exatamente da mesma forma como se faz numa Pasta.

LancamentoContabilSimplesNGcontabil3.png
Botão Incluir – Permite a inclusão de novo lançamento contábil;
Botão Incluir – Lançamento Padrão – Permite a inclusão de novo lançamento contábil definido como lançamento padrão;
Botão Incluir (Ativar Lotes) – Ativar Lote – Permite a inclusão de novo lançamento contábil associados a um lote;
Botão Gráficos – Permite a montagem e exibição imediata do gráfico a partir das matrizes selecionadas no grid. É possível a montagem de gráficos de Barras, Pizza, Linhas e de Área.
Botão Importar Layout de NG – Permite a importação do arquivo texto gerado conforme o layout NG;
Botão Agrupar – Permite o agrupamento de informações do GRID. Os lançamentos são lançados aleatoriamente. Cada um recebe um número de lançamento que nem sempre se referem ao mesmo dia. O recurso de agrupamento permite agrupar os lançamentos por Valor, Histórico, Contas Débito e Crédito, Históricos, Clientes, Fornecedores, etc.
Veja no slide abaixo o agrupamento por data. Para agrupar os lançamentos por data, basta arrastar para o campo “Agrupamento” o parâmetro desejado para agrupamento.

LancamentoContabilSimplesNGcontabil4.png


Dessa maneira, o sistema agrupa todos os lançamentos ocorridos no mesmo dia, independentemente de seu número de lançamento.

LancamentoContabilSimplesNGcontabil5.png

Remunerar Lanctos. – Permite a renumeração dos lançamentos no exercício. Em virtude principalmente do SPED Contábil, os lançamentos devem ser seqüenciais. Esta opção permite renumerar todos os lançamentos independentemente do mês em que se encontrem;

LancamentoContabilSimplesNGcontabil6.png

Filtros – A operação de filtrar dados é muito útil, pois, permite que se liste apenas os registros que obedeçam a determinada restrição, por exemplo, os lançamentos contábeis de uma determinada data e valor. Para usar o recurso de filtro deve-se obedecer ao seguinte:

  • Filtro do Explorador, o usuário ao clicar em um registro do Explorador, automaticamente atuará filtrando a Lista para trazer apenas os dados que se relacionam com o item clicado no Explorador.
  • Filtro Avançado é ativado ao clicar com o botão direito no meio da Lista (em cima de um dado qualquer) e escolher o item “Filtro Avançado” do menu que foi acionado. Desse modo, ativará uma tela dividida ao meio em que na primeira terá todos as colunas da lista e serão parte das condições de filtro. Na segunda o usuário montará o filtro que será exercido sobre a lista. Para montar um filtro o usuário deverá clicar na coluna que deseja filtrar e utilizará os seguintes caracteres para montagem:
  • = (igual) - Utilizado para buscar registros iguais ao descrito; Exemplo: [Conta]=0001, filtrará todos as contas com o código 0001;
  • COMO – Utilizado para buscar registros que contenham a expressão indicada posteriormente; Exemplo: [Descrição] COMO ’Caixa’ filtrará todos as descrições que possuem a expressão “Caixa”;
  • ‘ ’ – Utilizado para informar dentro de seus caracteres a informação textual a ser filtrada; Exemplo: [Descrição] COMO ’Caixa’; como a expressão a ser filtrada é textual antes e depois da expressão colocamos os caracteres citados;
  •  % - Utilizado antes e depois das expressões para solicitar filtros que contenham algum texto antes ou depois do filtro; Exemplo: [Descrição] COMO ’%Caixa’: essa expressão trará todos os registros que possuem alguma expressão com alguma palavra antes da expressão caixa;
  • Filtro Rápido é um meio ágil de se filtrar registros com algum dado que seja igual na lista ou no explorador. Basta ao usuário selecionar no componente de tela o dado que se quer filtrar e ativar; clicar com botão direito em cima da seleção e selecionar o Filtro rápido.
  • Desativação do Filtro: caso o usuário não queira que seja ativado um filtro, usará o botão direito novamente, escolherá no menu a opção de Filtro aplicada. Note que não existe diferença entre desativar um filtro normal ou rápido, somente a opção a ser selecionada é diferente.
LancamentoContabilSimplesNGcontabil7.png

Quadro Lançamento – Pasta Lançamento Contábil

A Pasta é o Componente de Tela que traz o conteúdo de um único registro, geralmente. Seu objetivo predominante é a edição de dados da maneira mais legível e de mais fácil edição para o usuário. Se há uma Lista na mesma tela (e isso acontece em quase todas as rotinas), ambas estão sincronizadas (ao se posicionar em determinado registro na Lista, a Pasta imediatamente se posicionará no mesmo registro). O mesmo caso para a movimentação de registros que seja feita na Pasta. Além disso, qualquer conteúdo editado (seja na Pasta seja na Lista) imediatamente é refletido no outro.
Na Pasta o título de cada campo consta ao lado do campo. Os campos sempre possuem a largura total suficiente para digitação completa do seu conteúdo (diferente da Lista que freqüentemente tem a largura da coluna inferior à largura total possível do campo).
A entrada de dados é a mais automática possível, requer pouca digitação e evita quase que completamente a necessidade de uso do mouse. Por isso, é apropriada para digitações em massa como, por exemplo, de uma grande quantidade de lançamentos contábeis ou documentos fiscais.
Na Pasta os campos são basicamente de dois tipos: Texto e Seleção. Os campos de Texto não possuem nenhuma opção de seleção e simplesmente deve-se digitar o conteúdo necessário. Seu comportamento é o seguinte:

  • Quando se move para um Campo Texto, caso já tenha um conteúdo, ficará inteiramente iluminado de azul, indica que se uma nova digitação for iniciada o conteúdo atual será imediatamente apagado para dar lugar ao novo conteúdo. Caso deseje apenas alterar parte do conteúdo (p.ex. uma letra), use as setas laterais para localizar a parte do texto ou clicar com o mouse – a iluminação azul desaparecerá e ficará somente o cursor piscando (todo esse comportamento é padrão do Windows);
  • Para sair de um Campo de Texto, pode-se usar <Enter>, <Tab> ou o mouse;
  • Um <Esc> irá limpar todos os dados do lançamento em andamento e voltará para a inclusão ou irá cancelar a alteração de lançamento em andamento.
  • Ao teclar <Ctrl> e <Insert> simultaneamente o usuário abrirá uma nova inclusão de registro na pasta(na próxima versão);
  • Ao teclar <Ctrl> e <Delete> simultaneamente o usuário excluirá o registro que está na pasta(na próxima versão);
  • Ao teclar <F7> e <F8> o usuário poderá trocar de aba nos casos de pastas que contenham abas;

Já um campo do tipo Seleção possui um botão à sua direita com uma seta que indica que possui uma janela auxiliar, chamada Janela de Pesquisa, que pode ser usada em substituição à simples digitação de texto no campo. Esta janela significa que há algum cadastro ou tabela vinculada ao campo e que somente um conteúdo presente nesta tabela ou cadastro pode ser usado no campo. Adicionalmente, há os Campos de Seleção numéricos e de data com comportamentos um pouco diferentes. Todas as características do Campo de Texto estão, também, presentes no Campo de Seleção, acrescidas das seguintes:

  • Um clique no botão do Campo de Seleção acionará a Janela de Pesquisa;
  • Ao clicar <Ctrl> a janela de pesquisa também será aberta;
  • Caso o campo estiver com conteúdo em branco, o <Enter> também acionará a Janela de Pesquisa;
  • Se for digitado algum conteúdo, o sistema buscará executar o AutoCompletar (apenas para campos que não sejam numéricos) que consiste em preencher automaticamente o resto do texto que estará sendo digitado com algum conteúdo válido da tabela ou cadastro vinculado ao campo. Caso queira que o sistema busque uma nova opção de AutoCompletar, diferente da apresentada, basta usar as setas verticais e serão apresentadas novas opções, caso existam. As teclas de <+> e < - > do teclado numérico reduzido possuem, também, a mesma função das setas.
  • Após digitar algum conteúdo, as teclas <Enter> ou <Tab> farão com que o sistema cheque se o conteúdo digitado é válido de acordo a tabela ou cadastro vinculado. Caso a digitação não seja válida de acordo com a tabela ou cadastro, o sistema não aceitará a informação;
  • Campos de Data não possuem uma tabela ou cadastros vinculados, mas, o calendário. A Janela de Pesquisa desses campos acionará um calendário em que o usuário poderá escolher alguma data;
  • Campos de Valor não possuem, também, uma tabela ou cadastros vinculados de modo que qualquer valor digitado será aceito. A Janela de Pesquisa referente é uma calculadora e permite que o resultado final dos cálculos seja usado como o conteúdo a ser preenchido no campo.
  • Uma vez invocada a Janela de Pesquisa, ela deve ser utilizada observando as seguintes características:
  • Pode ordenar por qualquer coluna como se faz numa Lista;
  • Pode ter seus dados filtrados como um filtro de Lista;
  • Pode ter seus dados localizados pelo mecanismo de busca;
  • Pode usar as setas e <PgUp>/<PgDn> ou o mouse para percorrer todos os registros da lista mostrada, a fim de localizar o registro desejado;
  • Uma vez localizado o registro desejado, ele deve estar iluminado, um <Enter> ou um duplo-clique ou um clique no botão “Confirmar” farão a Janela de Pesquisa desaparecer e o conteúdo selecionado ser transferido para o Campo de Seleção. Além disso, o sistema passará para o próximo campo da Pasta.

Se o usuário quiser fazer uma inclusão de um novo registro em uma Pasta deverá clicar no botão “Incluir”, fazer a entrada dos dados e clicar no botão “Salvar”. Caso queira excluir o registro o usuário deverá clicar no botão Excluir. Se no meio do lançamento quiser parar e não continuar mais o lançamento, deverá clicar no botão Cancelar para abortar o lançamento (seja inclusão ou alteração).
Eventualmente, uma Pasta pode conter Abas em que cada Aba possui um determinado conjunto de campos. É preciso clicar na Aba desejada para que os campos sejam demonstrados e abertos para edição. Outra opção para abrir as abas é a utilização das teclas: <F7> abrirá a aba à esquerda da utilizada no momento e <F8> abrirá a aba à direita.

Aba Principal – Concentra os dados principais do lançamento:
Lançamento – Número do lançamento. Gerado sequencialmente pelo sistema. Pode ser alterado pelo usuário desde que não seja, também, um número de lançamento em outro sistema;
Data – Data do lançamento;
Valor – Valor do lançamento;
Documento – Informe o número do documento;
Filial – Informe a Filial à qual se refere o item de lançamento;
Conta Débito – Informe a conta para débito do lançamento;
Conta Crédito – Informe a conta para crédito do lançamento;
Cliente/Fornecedor – Se a conta utilizada estiver marcada no cadastro que deverá ser informado o cliente/fornecedor, informe o código do Cliente/Fornecedor ao qual se refere o item de lançamento;
Grupo LALUR – Informe o tipo de atividade LALUR, caso esse lançamento componha o livro LALUR;

LancamentoContabilSimplesNGcontabil8.png

Gerar Lançamento LALUR – Marque esta opção caso queira que, ao utilizar conta contábil configurada para gerar lançamento LALUR, o sistema acione o livro LALUR, o que gerará automaticamente o lançamento. Marcada ao gravar o lançamento a tela do Livro LALUR parte A será exibida e as opções a seguir podem ser confirmadas, alteradas ou descartadas:

  • Lançamento Contábil – Número do lançamento que constará no livro LALUR, fazendo referência ao lançamento da contabilidade;
  • Data – Data do Lançamento Contábil;
  • Lançamento LALUR A – Número do lançamento no Livro LALUR parte A;
  • Valor – Valor do lançamento no livro LALUR. O valor pode ser alterado;
  • Grupo – Grupo de contas ao qual está associado o lançamento LALUR;
  • Histórico – Histórico do lançamento contábil;
  • Gerar Ajuste em Exercício Futuro – Marque essa opção caso o lançamento gerar ajustes em exercícios futuros;
  • Confirmar – Grava o lançamento dos dados inseridos no livro LALUR parte A;
  • Sair – Descarta o lançamento sem gravá-lo.
LancamentoContabilSimplesNGcontabil9.png


Cenário – Cenário ao qual pertence o lançamento. O sistema NGContábil grava os lançamentos incluídos no cenário “Padrão”. Já os lançamentos importados são atribuídos a cenários específicos;
Histórico – Informe o código do histórico do lançamento;
Histórico (Padrão e Complemento) – A partir da informação do código do histórico, é sugerido neste campo o texto que pode ser complementado conforme preferência;

LancamentoContabilSimplesNGcontabil10.png
  • Aba Complemento – Aba que contempla características especiais do lançamento:
  • Tipo de Atividade – Informe o tipo de atividade LALUR, caso esse lançamento componha o livro LALUR;
  • Documento Bancário – Informe o número do documento bancário;
  • Pendente – Indica que o lançamento em questão encontra-se pendente por algum motivo;
  • Lançto. Vinculado (FCONT) – Indica que o lançamento em questão está vinculado ao FCONT (arquivo magnético destinado à Receita Federal).
  • Observação – Espaço destinado à observação (de qualquer natureza) do lançamento;
LancamentoContabilSimplesNGcontabil11.png

Para gravar a inclusão e/ou alterações procedidas clique no botão representado pelo símbolo de um disquete disponível na barra de ferramentas.

LancamentoContabilSimplesNGcontabil12.png

Perfis

Um componente de tela possui certas características que podem ser modificadas e salvas conjuntamente para posterior reutilização. O conjunto dessas características é chamado de Perfil. Assim, o Perfil de uma Lista contém as seguintes informações a respeito de como essa Lista está configurada:

  • Colunas demonstradas na lista, bem como, sua ordem na Lista e, ainda, a largura de cada coluna e seu título;
  • A ordenação dos registros (ordenado por qual coluna e em qual ordenação, ascendente ou descendente);
  • Fonte utilizada;

Para determinadas rotinas, já virá de fábrica alguns Perfis construídos para alguns Componentes de Tela. Independente disso, o usuário poderá gravar novos Perfis à vontade; Para ativar um determinado perfil já gravado deve-se clicar com o botão direito no título do Componente (vide figura) e escolher a opção “Selecionar Perfil...” Em seguida, escolher um dos itens do menu que aparecerá (Já foi explicado como modificar Fonte e Ordenação de Registros). Para modificar a configuração de colunas, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Alterar a largura das colunas – posicione o cursor no cabeçalho na linha divisora entre as colunas, clique e arraste a linha divisora para a direita ou esquerda (aumentando ou diminuindo a largura), depois simplesmente solte o botão do mouse;
LancamentoContabilSimplesNGcontabil13.png
  • Ocultar uma coluna – clique uma vez no cabeçalho no título da coluna que deseja ocultar, clique em seguida com o botão direito e acione “Ocultar Coluna” no menu;
  • Exibir uma coluna que não está sendo mostrada - clique uma vez no cabeçalho (no título de qualquer coluna), clique em seguida com o botão direito e acione “Exibir Coluna” no menu. Aparecerá uma pequena janela com todos os campos que podem ainda ser exibidos. Para escolher os desejados (pode ser mais de um) clique na caixinha à esquerda de cada campo e depois confirme a seleção clicando no botão apropriado;
  • Modificar a posição de uma coluna: clique uma vez no cabeçalho (na coluna que deseja mudar de posição. Em seguida, clique novamente com o botão esquerdo, mas, mantenha o botão pressionado. Após, mova o cursor para o local em que deseja que a coluna fique. Após chegar ao local escolhido solte o botão do mouse;
LancamentoContabilSimplesNGcontabil16.png
  • Renomear o título da coluna: clique uma vez no cabeçalho, na coluna em que deseja renomear o título. Em seguida, clique novamente com o botão direito e escolha a opção “Renomear” do menu. Após, escreva o novo título desejado e teclando <Enter> ao final.
LancamentoContabilSimplesNGcontabil17.png
  • Para gravar um Perfil, deve-se clicar com o botão direito no título do Componente e escolher a opção “Salvar Perfil como”, dê um nome para esse perfil. Caso o usuário queira gravar as alterações no próprio perfil em que estava, selecione a opção “Salvar Perfil“, atente-se para o fato de que não se pode gravar alterações nos perfis que são de fábrica, embora se possa, a partir deles, construir um novo perfil e gravá-lo com um novo nome.
LancamentoContabilSimplesNGcontabil18.png
  • Estas explicações se aplicam ao Perfil do Componente. Porém, há outro perfil, chamado Perfil de Tela: é o Perfil do conjunto de todos os componentes de uma tela. Este perfil guarda as seguintes características de cada componente da tela:
  • Se ele está ativo ou não: clique com botão direito no nome do componente e selecione a opção Selecionar Perfil de Tela. Abrirá uma janela lateral a opção com todos os Perfis de tela gravados. O perfil que estiver marcado indicará qual o perfil ativo no sistema no momento;
  • Seu tamanho: nas bordas inferior e lateral direita o usuário poderá aumentar ou diminuir o tamanho da tela. Para isso, posicione o cursor sobre tais bordas e arraste-as colocando-as do tamanho desejado;
  • Sua posição na tela: ao clicar no nome do componente com o botão direito permanecendo com tal botão apertado, o usuário poderá arrastar os componentes por toda a área de trabalho de maneira a mudar a posição de cada componente na tela;
  • O Perfil de Componente que deve ser ativado para cada Componente: o usuário para montar perfis de tela utilizará perfis de listas. Desta forma, o usuário irá gerar um perfil de lista para cada Lista, Explorador ou Pasta que for utilizar. Ao selecionar cada perfil de componente ele poderá salvá-los juntos como um perfil de tela.
  • O Filtro a ser ativado para cada Componente: ao clicar com o botão direito do mouse no cabeçalho de qualquer coluna ela será toda marcada. Após a marcação, clicando com o botão esquerdo do mouse serão apresentadas três opções: Renomear (poderá ser alterado o nome da coluna); Exibir Coluna (o usuário poderá selecionar colunas a serem mostradas na lista e que estão ocultas); Ocultar coluna (o usuário ocultará a coluna marcada);
LancamentoContabilSimplesNGcontabil19.png
  • O modo de utilizar o Perfil de Tela é totalmente similar ao do Perfil de Componente e suas opções são selecionadas igualmente. Para isso, é preciso clicar com o botão direito do mouse no título da aba com o nome da rotina;
LancamentoContabilSimplesNGcontabil20.png
  • Essas explicações se aplicam ao Perfil do Componente. Porém há outro perfil, chamado Perfil de Tela, que é o Perfil do conjunto de todos os componentes de uma tela. Esse perfil guarda as seguintes características de cada componente da tela:
  • Se ele está ativo ou não: clique com botão direito no nome do componente e selecione a opção Selecionar Perfil de Tela, abrirá uma janela lateral a opção com todos os Perfis de tela gravados. O perfil que estiver marcado indicará qual o perfil ativo no sistema no momento;
  • Seu tamanho: nas bordas inferior e lateral direita o usuário poderá aumentar ou diminuir o tamanho da tela, basta posicionar o cursor sobre tais bordas e arrastá-las colocando-as do tamanho desejado;
  • Sua posição na tela : ao clicar no nome do componente com o botão direito permanecendo com tal botão apertado, o usuário poderá arrastar os componentes por toda a área de trabalho. Desse modo, o usuário poderá mudar a posição de cada componente na tela;
  • O Perfil de Componente que deve ser ativado para cada Componente: o usuário para montar perfis de tela utilizará perfis de listas. Dessa forma, o usuário irá gerar um perfil de lista para cada Lista, Explorador ou Pasta que for utilizar. Ao selecionar cada perfil de componente ele poderá salvá-los juntos como um perfil de tela.
  • O Filtro a ser ativado para cada Componente: ao clicar com o botão direito do mouse no cabeçalho de qualquer coluna, ela será toda marcada. Após a marcação clicando com o botão esquerdo do mouse serão apresentadas três opções: Renomear, em que poderá ser alterado o nome da coluna; Exibir Coluna (o usuário poderá selecionar colunas a serem mostradas na lista e que estão ocultas); Ocultar coluna (o usuário ocultará a coluna marcada);
Clique para ampliar
  • O modo de utilizar o Perfil de Tela é totalmente similar ao do Perfil de Componente e suas opções são selecionadas igualmente ao clicar com o botão direito do mouse no título da aba com o nome da rotina;
Clique para ampliar

Leia também:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Categorias
Colaboradores
Outros
Ferramentas